Dúvidas frequentes sobre: registro de marca
O registro de marca é um passo crucial para proteger e fortalecer sua identidade de negócio. Sabemos que surgem muitas dúvidas nesse processo e é por isso que criamos essa seção de perguntas frequentes para fornecer as respostas que você precisa. Ao longo desta página, abordaremos as principais dúvidas que surgem quando se trata de registrar sua marca. Lembre-se de que cada caso é único e é importante buscar orientação profissional personalizada para garantir o sucesso do registro de sua marca.
Registro de Marca é um direito adquirido pelo titular de uma marca, concedido pelo Instituto
Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que lhe dará exclusividade de uso, dentro da especificação
reivindicada por 10 anos, prorrogável por igual período continuamente. E nomes parecidos ou com
fonética igual não poderão ser registrados, por isso nunca vimos: Koka Colah, ou algo desse tipo.
Bom, apesar de parecer uma pergunta subjetiva, na verdade não é. Fazer o registro de marca
garante tua continuidade com a marca que você apresenta ao cliente, investe e busca se consolidar
ou manter sua consolidação, sem esta garantia, dificilmente você poderá dormir direito ao saber
que a qualquer momento alguém pode registrar e ainda te proibir de usar aquela marca que está
construindo sua história.
Pergunta bem polêmica, mas é bem fácil sopesa-la quanto ao fator risco. A marca antes de ser registrada deve ser feita uma busca minuciosa para saber se ela tem viabilidade de registro ou não, por este motivo, caso tenha disponibilidade, prontamente recomenda-se o protocolo para garantir a preferência do processo (quem entra primeiro tem preferência), enquanto ao CNPJ, que também é importantíssimo para formalização do negócio, não precisa dessa viabilidade de anterioridade, então, o Registro da Marca é mais urgente, até porque, a qualquer tempo, o titular pessoa física pode fazer a cessão para pessoa jurídica.
Bom, o momento de tudo isso ser visto é na viabilidade de marca, que por sinal, aqui na Moita, é
grátis. Caso essa empresa não tenha ainda registro ou processo de registro, você poderá
tranquilamente protocolar seu pedido, caso tenha, fale conosco que acharemos uma solução viável
para protocolar a sua.
Toda terça-feira acontece à publicação da Revista de Propriedade Industrial (RPI), nela irá constar
os processos que estarão sendo publicados para oposição (Uepa! Essa marca é igualzinha a minha
vou informar ao INPI que não pode registrá-la, por oposição) e processos concedidos (Valha! Como
INPI concede esse processo, vou anular).
Por este motivo, é sempre recomendado o máximo de cuidado no pós-registro.
Bom, grandes empresas no menor rebranding fazem esse protocolo do novo processo colocando um novo logotipo, mas cá pra nós, realmente é recomendado quando há uma mudança real da figura que fora concedida, caso a diferença seja acentuada, recomenda-se que faça, mas, caso não faça, segurança real vai ter, a que está lá em sua concessão.
Lembre-se de que cada caso é único e é importante buscar orientação de um profissional especializado para garantir o sucesso do registro de sua marca.
Estamos à disposição para oferecer suporte e responder a todas as suas perguntas adicionais.